Home / Biografia dos Santos / Santo Irineus de Lyons

Santo Irineus de Lyons

Irineus nasceu em 130 DC na Ásia Menor. De seus escritos restam cinco livros, sendo o mais importante “Adversus Haereses ”( “Contra os Hereges”) no qual Irineus nos mostra um notável conhecedor das escrituras bem como um equilibrado e penetrante teólogo na encarnação redentora, mas também um pastor completo, dos mais completos, e que melhor serviu a sua Igreja.
Discípulo de São Policarpo de Smyrna. Padre em 177. Bispo de Lyons. Trabalhou contra o Gnosticismo, baseando seus argumentos nos trabalhos de São João cujo Evangelho é freqüentemente citado pelo Gnosticos. Considerado o primeiro grande escritor eclesiástico ocidental ele enfatizou a unidade do Velho e Novo testamento e a natureza de Cristo simultaneamente humana e divina. Pai da Igreja.

Foi o primeiro a discutir o hoje tão falado “Evangelho de Judas” como sendo obra de mera ficção- já naquela época existiam vários livros de ficção- pois Judas Escariote traiu Jesus por não conseguir entender o mistério da Salvação. A famosa história da esposa de Judas, que o incentivou a roubar a bolsa dos apóstolos, teria também um pouco de mera ficção, pois Judas já era de natureza, um oportunista.

Morreu martirizado em 202 em Lyons, França. Sua tumba e relíquias foram destruídas pelos Calvinistas em 1562, mas sua cabeça está preservada na igreja de São João, em Lyons, Franca.

Check Also

Santa Margarete Mary Alacoque

Nasceu em 22 de julho de 1647 em L’Hautecourt, Burgundy, França e morreu em Paray-le-Monial …