Home / Igreja Católica / Paul Claudel

Paul Claudel

Paul_Claudel_01

Famoso poeta francês, aos dezoito anos de idade aderia à incredulidade e à devassidão. Ao terminar seus estudos no Liceu Louis-le-Grand, já havia lido os filósofos alemães ateus, admirava Ernest Renan(sarcástico em relação ao Evangelho) e professava o culto da ciência como resposta aos seus anseios naturais. Ele mesmo descreveu posteriormente o seu estado de alma:

"Evoquem-se estes tristes anos da década de 1880, a época do pleno desabrochar da literatura naturalista. Nunca pareceu mais firme o domínio da matéria. Os grandes nomes da arte, na ciência, na literatura era todos irreligiosos…Renan imperava. Foi ele quem presidiu à última distribuição de prêmios do Liceu-le-Grand, à qual eu assisti e creio fui coroado por suas mãos…Vivia então na imoralidade e pouco a pouco caí em estado de desespero…Esquecera completamente a religião, a seus respeito a minha ignorância era de selvagem"(Ver J. Calvet, Le Renouveau Catholique dans la Littérature Contemporaine, Paris 1927, p. 139).

Aos vinte anos dee idade, por ocasião do Natal, entrou na basílica de Notre-Dame em Paris, e ouviu o canto do Magnificat, em que muito o impressionou, como ele mesmo relata:

"Foi então que se deu o acontecimento que ia mudar a minha vida. Num instante meu coração foi sacudido e passei a acreditar. Acreditei com forte adesão, com o bem-estar de todo o meu ser, com perfeita convicção, com certeza isenta de qualquer dúvida; todos os livros, todos os arrazoados, todos os percalços de minha vida agitada não conseguiam abalar a minha fé nem mesmo toca-lá…Quão felizes são aqueles que têm fé! Ó, se tudo isso fosse verdade! Mas é verdade! Deus existe! Esta aí! É alguem, um ser pessoal, tão pessoal como eu! E ele me ama, por meu nome. E como alguém conhece, Vós me escolhestes dentre todos os meus comapnheiros".

Apesar dessas declarações tão explícitas, Claudel ainda lutou dez anos com Deus. Quis fazer-se beneditino, mas verificou que sua vocação era outra. Passou por outra crise, que finalmente chegou ao equilíbrio tranquilo. Em suma, teve uma conversão que durou a vida inteira, o que bem revela quanto a graça encontra resistência de muitas pessoas dilaceradas entre o Bem Infinito e os bens finitos.

 

Check Also

pentecostal.jpg

A volta de protestantes ao seio da Igreja Católica, nos Estados Unidos.

Foi algo que os protestantes não esperavam. Para eles impossível mais para Deus possível “Jesus …