Home / Matérial de Estudo / Livros Recomendados / Teologia e Filosofia / Deus Um Guia para os Perplexos

Deus Um Guia para os Perplexos

“O livro mencionado foi avaliado pelo Membro Mendes Silva, pertencente ao Apostolado Spiritus Paraclitus. Livro com bom conteúdo filosófico e teológico respondendo a muitas questões formuladas a respeito de Deus. Aborda filósofos renomados como também grandes Teólogos Católicos para melhor esclarecer e responder as questões essenciais quanto a fé e a existência de Deus. Apenas algumas ressalvas na leitura do livro que o Católico deve ter para que melhor tire seu proveito.”

Deus um guia para os perplexos

O teólogo Keith Ward é possuidor de uma biografia que o qualifica plenamente para desenvolver com conhecimento de causa o tema deste ensaio. Além de sacerdote da Igreja Anglicana e teólogo, é filósofo e professor de Filosofia da Religião do King’s College de Londres e professor responsável pela cadeira de “Divinity” da Universidade de Oxford.

Autor de diversos livros sobre sua especialidade, Ward transita ao mesmo tempo com leveza e profundidade pelas questões filosóficas e teológicas, fazendo-o com a naturalidade e a segurança de quem domina o assunto. Por este motivo acabou tornando-se o interlocutor mais qualificado para rebater os questionamentos levantados por alguns cientistas a respeito da natureza e da existência de Deus, como os do biólogo Richard Dawkins, autor de Deus, um Delírio.

Em Deus: Um Guia para os Perplexos, Ward conduz o leitor por uma autêntica viagem — bem dosada com algumas pitadas do característico humor britânico — pela história das religiões e da filosofia, desde as divindades gregas até chegar a Hegel e Marx, passando por todos os mais importantes pensadores da história do mundo, tais como, por exemplo, Platão, Agostinho, Aristóteles, Tomás de Aquino, Kant, Heidegger, Schopenhauer e Nietzsche.

Sua erudição e preparo para desenvolver o tema fazem com que o texto adquira uma qualidade inquestionável e uma clareza fundamental para prender o leitor de forma definitiva, levando-nos a um passeio esclarecedor pela história do pensamento humano com um interesse redobrado, tamanha é a capacidade do autor para criar tópicos com títulos originais e até poéticos como “O amor que move o Sol”, “O poeta do mundo”, “O Deus dos filósofos” e “A escuridão entre as estrelas”, para citar apenas alguns.

Por tudo isso, Deus: Um Guia para os Perplexos torna-se uma leitura indispensável não só para estes “perplexos”, mas também para todos os crentes e não-crentes, embora tudo leve a crer que os primeiros tirarão um proveito maior de sua leitura, já que Keith Ward fornece argumentos inesgotáveis para mostrar que, como afirma Leonardo Boff no prefácio, “pensar Deus é (…) conectar-se com aquela Energia soberana e boa que pervaga o Universo e penetra nas profundezas de cada um”.
Waldemar Falcão, músico, astrólogo e escritor

Tradução Susana Schild

Sobre o autor

Keith Ward é professor de Teologia do Gresham College, em Londres, já tendo sido professor emérito de Filosofia da Religião e de Teologia da Universidade de Oxford. Ele é um dos mais destacados escritores ingleses de teologia e temas cristãos, e autor de vários outros livros.

Check Also

Em guarda

Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não …