Home / Blog & Notícias / Crise: Clero das dioceses do sul analisa realidade portuguesa

Crise: Clero das dioceses do sul analisa realidade portuguesa

igreja_portugalTavira, Faro, 26 Jan (Ecclesia) – Os padres das dioceses católicas de Évora, Beja e Algarve prosseguem a sua reflexão de quatro dias sobre a crise em Portugal, tendo analisado a realidade do país desde o ponto de vista da economia, filosofia e Doutrina Social da Igreja.

Sarsfield Cabral, jornalista e analista económico, falou ao clero do sul em “especulação” dos mercados, mas disse que o próprio Estado deu “motivos” para a desconfiança sobre a sua capacidade de cumprir os compromissos assumidos.

A jornada de actualização do clero da Província Eclesiástica do sul decorre em Tavira, 300 km a sudeste de Lisboa, de 24 a 27 de Janeiro.

Durante o encontro organizado pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, sob o tema «Crise, desafios e oportunidades», o orador recordou que “há muito” que existe “uma crise que foi mais ou menos dissimulada com a crise internacional”.

Sarsfield Cabral criticou o desinteresse dos governantes no equilíbrio das contas públicas e defendeu a necessidade de uma “política séria, de preferência baseada em maiorias parlamentares”

A concluir, admitiu que “a crise pode ajudar a dar valor ao que vale mesmo” e “combater a ânsia da ascensão social”.

Manuel Ferreira Patrício, ex-reitor da Universidade de Évora, apresentou, por seu lado, uma reflexão sobre o tema «Ser ou Ter? Eis a questão», com referência a várias figuras da história da filosofia.

“Trata-se de priorizar o ser em relação ao ter”, indicou, esclarecendo que a “relação entre ter e ser não é de exclusão”.

Ferreira Patrício considerou que o «ter» ocupa o espaço “quase todo” e quase todas as áreas da governação em Portugal, sobretudo a Educação.

Já o padre Manuel António do Rosário, professor do Instituto Superior de Teologia de Évora, expôs «Uma leitura a partir da Doutrina Social da Igreja».

“A opinião da Igreja é escutada quando fala de questões sociais porque fala com autoridade”, defendeu.

Hoje, dia 26, o economista João César das Neves apresenta uma «Radiografia da Crise».

As jornadas concluem-se na Sexta-feira, com um painel intitulado «Crise: pequenas/grandes respostas».

FC/SM/OC

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …