Home / Blog & Notícias / Preservativo: Novo documento do Vaticano em perspectiva

Preservativo: Novo documento do Vaticano em perspectiva

Cidade do Vaticano, 03 Fev (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS) está a preparar um “subsídio pastoral” que poderá abordar a questão do uso do preservativo, revelou hoje o presidente deste dicastério, D. Zygmunt Zimowski.

“A Igreja faz referência ao seu ensinamento e à recente nota da Congregação para a Doutrina da Fé. O tema poderá ser integrar num subsídio pastoral que está em fase de estudo”, revelou o arcebispo polaco aos jornalistas.

Na conferência de imprensa que decorreu no Vaticano, o subsecretário do CPPS, Jean-Marie Mpendawatu Mate Musivi, referiu que o novo documento abordaria o “aspecto exclusivamente pastoral da problemática”.

Em Dezembro de 2010, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou a «Nota sobre a banalização da sexualidade», a propósito de “algumas leituras” das declarações de Bento XVI sobre o uso do preservativo no livro-entrevista «Luz do Mundo».

A nota afirma ser “inegável que quem recorre ao preservativo para diminuir o risco na vida de outra pessoa pretende reduzir o mal inerente ao seu agir errado”.

O documento convida ainda os responsáveis católicos a “acompanhar as pessoas, curando os doentes e formando a todos para que possam viver a abstinência antes do matrimónio e a fidelidade dentro do pacto conjugal”.

O subsecretário do CPPS falou de uma “ideologia demasiado invasora” nos campos da bioética e da “saúde reprodutiva”, afirmando que o pensamento da Igreja a esse respeito é “muito claro”.

Na conferência de imprensa desta manhã foi apresentado o próximo dia mundial do doente, que a Igreja Católica celebra anualmente a 11 de Fevereiro, bem como o seminário com o qual o CPPS encerra as celebrações do 25.º aniversário da sua fundação.

Esta última iniciativa vai ter lugar, em Roma, no próximo dia 5, sobre o tema «Associativismo sanitário católico e cultura da vida», contando com a presença dos “principais organismos do laicado católico” no campo da saúde.

Ainda no encontro com os jornalistas, o CPPS anunciou a realização de uma conferência internacional sobre os “invisuais na Igreja”, a decorrer no mês de Novembro.

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …