Home / Blog & Notícias / QUANTO CUSTA UMA JMJ?

QUANTO CUSTA UMA JMJ?

padre_franMuitos espanhóis têm questionado sobre os gastos desta Jornada Mundial da Juventude e da megainfraestrutura que a cidade tem preparado para receber os peregrinos diante de uma crise econômica que assola a Europa.

Alguns jornais parecem não querer entender de onde vem a receita dessa jornada, assim encontram um “motivo” para rechaçar a vinda do Papa a Madri. Para alguns, trata-se de gastos diante de uma crise econômica. Para muitos outros (a maioria), um investimento e sinal de esperança para todo o país.

“A crise da Europa não é econômica, é de valores”, afirma padre Fran Caniestro.

Entrevistamos padre Fran Caniestro, que trabalha na secretaria geral da JMJ e na acolhida dos sacerdotes da JMJ, para falar sobre as críticas que uma parte da sociedade tem levantado sobre a JMJ. Segundo o sacerdote a crise no Ocidente não é econômica.

“O Santo Padre tem dito que a crise no Ocidente não é econômica e sim de valores, pois a crise econômica é um expoente de algo muito maior. Nós aqui em Madri estamos assistindo a uma certa apostasia silenciosa, e neste sentido a JMJ será um grande testemunho de uma Igreja viva, de uma Igreja jovem”, declarou o sacerdote madrilenho.

“Nós sabemos que todo evento tem gastos, mas a JMJ vale muito mais do que gastamos. Economicamente falando, para a Espanha, é uma receita de 100 milhões de euros e o que se gastará com a Jornada Mundial aqui em Madri são 50 milhões”, afirmou padre Fran.

De acordo com o sacerdote os gastos que se tem com toda a organização do evento estão sendo supridos pelas inscrições dos peregrinos e vendas de produtos da JMJ; razão pela qual é um gasto mínimo comparado à magnitude do evento.

“Quanto vale 30 países transmitindo este evento? Quanto vale que o mundo esteja com os olhos em Madri? É muito mais, muito mais o que se ganha comparado com os gastos”, concluiu o presbítero.

Fonte: Canção Nova

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …