Home / Blog & Notícias / Quatro tortas em Dom André Joseph Léonard

Quatro tortas em Dom André Joseph Léonard

Léonard foi muito criticado no ano passado na Bélgica por suas palavras sobre a homossexualidade – que comparou com a anorexia – e sobre a aids, doença que qualificou de “espécie de justiça imanente”.

A reportagem é da Agência Efe, 06-04-2011. A tradução é do Cepat.

O chefe da Igreja católica na Bélgica, André-Joseph Léonard, conhecido por suas polêmicas declarações sobre a aids, a pederastia e a homossexualidade, levou ontem quatro “tortas” na cara enquanto participava de uma conferência para estudantes em Lovain-la-Neuve, no sul do país.

Trata-se da segunda vez nos últimos meses em que o primaz da Bélgica é objeto de uma ação deste tipo, depois que, em novembro passado, uma pessoa lhe jogou uma torta na cara enquanto presidia uma missa perto da catedral de Bruxelas.

O incidente de ontem [terça-feira] aconteceu durante uma conferência realizada em uma casa para estudantes na cidade de Lovain-la-Neuve.

O arcebispo de Bruxelas-Malinas levou um “tortaço” na sua chegada à casa dos estudantes, e outros três durante a conferência, apesar da presença de serviços de segurança, segundo informou a rádio pública de língua francesa RTBF.

Um dos autores afirmou que Léonard o merecia “por todos os homossexuais que não se atrevem a dizê-lo aos seus pais e por todas as jovens que querem abortar”, e acrescentou que o arcebispo “poderia voltar a ser o alvo das tortas de creme a qualquer momento”.

Além disso, defendeu que os sacerdotes que não estão mais na ativa não sejam julgados por casos de pederastia, depois que vieram à tona cerca de 500 denúncias de abusos a menores cometidos entre 1960 e meados dos anos 1980 no interior da Igreja belga.

Outro incidente foi registrado em vídeo por uma pessoa que gravava a liturgia na catedral de São Miguel e Santa Gudula, e que posteriormente foi publicado pelo portal católico Gloria TV e pelo jornal flamengo De Standaard em sua página web.

—————
Fonte: Fratres in Unum.com

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …