Home / Blog & Notícias / Vaticano: Bento XVI recebeu presidente do Chile

Vaticano: Bento XVI recebeu presidente do Chile

Encontro abordou situação na América Latina, lembrando ainda drama dos mineiros e do terramoto de 2010 em solo chileno

apresidentechile-pl_Cidade do Vaticano, 03/11  (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Chile, Sebastián Piñera, com quem falou sobre a “situação da América Latina”, segundo comunicado da Santa Sé.

O Papa e Piñera assinalaram a sua “convergência” sobre os “valores fundamentais da convivência humana”.

No início do encontro, ainda com a presença de jornalistas, o presidente chileno falou num ano “muito difícil”, aludindo ao drama dos 33 mineiros que foram resgatados, após 69 dias presos na mina de San José, e do terramoto de 2010, o pior de sempre no Chile, que deixou mais de 500 mortos e 800 mil desalojados.

Após a audiência concedida pelo Papa, que durou cerca de 25 minutos, Piñera encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as relações com os Estados.

“No decorrer dos colóquios, desenrolados num clima de cordialidades, debateram-se temas de interesse comum, como a salvaguarda da vida humana e da família, a ajuda ao desenvolvimento integral, a luta contra a pobreza, o respeito pelos direitos humanos, a justiça e a paz social”, revela a Santa Sé.

Neste contexto, acrescenta a nota oficial, “reafirmou-se o papel e contributo positivo das instituições católicas na sociedade chilena, especialmente na promoção humana e na formação”.

OC

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …