Home / Cartas do Leitor / Leitor pergunta sobre validade do Batismo

Leitor pergunta sobre validade do Batismo

LEITOR

Nome: M. C. P.
Religião: Católica
Estado: PR – Paraná

PERGUNTA

Olá, irmãos, gostaria que por gentileza me ajudassem na seguinte dúvida: É VÁLIDO BATIZAR UMA CRIANÇA DORMINDO NO COLO DA MÃE? Ficarei muito grato. Deus abençoe a todos.

RESPOSTA

Descrevo de forma resumida o que você deseja compreender a respeito da validade do batismo.

A cerimônia do batismo

a) Unção com óleos dos catecúmenos: Ungir o batizando no peito simboliza a luta que o batizado deve enfrentar para livrar-se dos vícios, do pecado, que estão sempre prontos para escravizá-lo.

b) Renuncia do mal:  Já nos primeiros séculos, aténs do batismo, o catecúmenos rezava  o Creio que continha as verdades de fé. Também o pai-nosso, a oração dos filhos de Deus. Renunciava ao demônio. E tudo aquilo que lhe impedisse de seguir a Jesus Cristo. Atualmente, continuam a existir estas promessas que são feitas pelos pais e padrinhos de um modo personalizado, não coletivo. Por isso respondem no singular: “renuncio”, depois de cada pergunta do celebrante. Com isto, renovam as promessas de seu batismo para que tenha condições de orientar o novo batizado. E, ao renovar a fé, respondem: “Creio”

c) O BATISMO PODE SER FEITO:

  1. Mergulhando a criança parcialmente ou totalmente na água.
  2. Derramando água sobre a cabeça e deixando-a escorrer sobre o corpo.
  3. Derramando a água somente sobre a cabeça. Convém que a água seja abundante.

Para a validade do batismo basta que o celebrante tenha intenção de batizar como faz a Igreja e enquanto derrama a água sobre o batizado, diga: “NN(diz o nome)…, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.  Assim o ensinou Nosso Senhor e Salvador, quando prescreveu aos Apóstolos no Evangelho de São Mateus:”Ide, ensinai todos os povos, e batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” Mt 28,19;

d) Unção depois do Batismo: O Batizado pode ser ungido com óleo do crisma. Significa a nova missão que ele assume como filho de Deus. Enquanto não tiver o uso da razão, esta missão exercem-na os pais e padrinhos. Depois,nas pegadas deles, ele continuara a exercê-la durante toda vida.

e) Veste nova: Em geral , a criança vai a Igreja como veste nova. Significa a vida nova que recebe no batismo. Torna-se uma nova criatura, à semelhança do Cristo.

f) Vela acesa: Uma vela nova, quando acesa, se ninguém apagar, fica iluminada até se consumir toda. É exemplo do cristão que, a partir do batismo, deve iluminar com seu testemunho, até o fim da vida.

g) Sal: (optativo) Sugere que a mãe seja convidada a colocar um pouco de sal na boca da criança. Recorda que o batizado deve ser sal, ajudado, principalmente, pela família.

h) Effeta – (abre-te)(optativo) -: O celebrante toca os ouvidos e a boca das crianças significando que deve estar de ouvidos abertos para ouvir a Palavra de Deus e estar sempre pronta a professar a fé, louvando a Deus.

No fim da cerimônia, se reza o Pai Nosso juntos porque os batizados tornaram-se filhos do mesmo Pai, Deus. Em seguida o celebrante pede a benção sobre os pais e todos os presentes. Depois, os batizados são consagrados a Nossa Senhora. Pede-se a ela que cuide deles como cuidou de Jesus, seu Filho.

 

In corde Iesu et Mariae,
Mendes Silva – Apostolado Spiritus Paraclitus

Check Also

Porque quando ouvimos relatos de aparições ou comunicação de santos ou pessoas que foram católicas, e quando acontece a mesma coisa com o espirita por exemplo é o demonio.

Enviado por D. E. B. Religião: catolico Estado: PR – Paraná Corpo da mensagem: Boa …