Home / Cartas do Leitor / Resposta ao leitor : “Contradição na conversão de Paulo”

Resposta ao leitor : “Contradição na conversão de Paulo”

LEITOR

Nome: Paulo Z. (Fictício)

Enviada em: 26.01.2011 14:43

Local: Marstons Mills – Exterior

PERGUNTA

A minha duvida e sobre a conversão de Paulo. Em atos cap. 9,7 fala que os homens que estavam com ele ouviam perfeitamente a voz do Senhor mas não viam ninguém. E em atos cap.22 vers.9 Paulo fala que somente ele ouvia e seus companheiros viram somente a luz ,e não ouviam a voz. Estou um pouco confuso me ajudem a responder esta pergunta. Muito obrigado ,que Deus os abençoe !

RESPOSTA

Prezada Joao Paulo M. Zigante, Salve Maria !

Peço perdão pela demora em responder, temos andando muito atribulados.

Primeiramente é bom reconhecer as relações inter-textuais  entre os escritos do Antigo e Novo Testamento. Os autores do Novo Testamento reconhecem no Antigo um valor de revelação divina. Eles proclamam que esta revelação encontrou sua realização na vida, no ensinamento e, sobretudo na morte e ressurreição de Jesus.

Tomando como base este direcionamento podemos lança luz sobre esta aparente ambigüidade do texto sagrado.

Façamos uma comparação entre as passagens do livro de Daniel e Atos dos Apóstolos:

“Eu, Daniel, era o único a ver essa aparição; meus companheiros não a viram, mas se apoderou deles um tão grande pavor que fugiram para esconder-se. Fiquei portanto sozinho a contemplar essa grandiosa aparição. As forças me abandonaram: a tez do meu rosto tornou-se lívida e eu desfaleci.
” Dn 10,7-8;

“[…]Caindo por terra, ouvi uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?[…]. Os homens que com ele detiveram-se, emudecidos de espanto ouvindo a voz mas não vendo ninguém.” Atos  9,7

Podemos perceber grande similaridade nas duas passagens. Quando  comparada a passagem da conversão de Paulo presente no livro de Atos, ao livro do Profeta Daniel, tira-se daí o chamado profético de Deus, como feito até então aos profetas do Antigo Testamento.

Portanto a passagem bíblica visa ilustrar o chamado profético de Paulo, que virá a ser conhecido como o Apostolo dos gentios, fundando grandes comunidades cristãs a chamado de Jesus Cristo que é Deus. Os pormenores são de pouca relevância diante deste grande acontecimento!

Tendo entendido o aspecto principal do texto que é focado ao chamado de Paulo, passaremos a aparente ambigüidade do texto sagrado.

A sua dificuldade em compreender o texto é que em uma parte do texto sagrado diz que eles emudecidos de espanto, ouviam a voz do Senhor mais não viam ninguém (Atos 9,7).  Na outra está dito que os companheiros de Paulo viram uma luz, mas não ouviram a voz.

Para melhor juízo e explicação, parece-me que os companheiros de Paulo verdadeiramente ouviram a voz, sem, no entanto compreender as palavras que foram ditas.

Podemos tirar como exemplo o que acontece conosco no dia-a-dia. Quando alguém fala conosco e não compreendemos direito o que ela disse, nós dizemos:”Por favor, podes repetir novamente o que disse ?”. Embora tenhamos ouvido, não compreendemos o que foi dito.

Quanto à visão dos companheiros de Paulo, se pode tirar que eles viram uma luz realmente. Porém a possível ambigüidade presente no versículo nove (9) que diz eles não terem visto, é pelo simples fato de seus companheiros não terem conseguido distinguir quem falava através da luminosidade.

Jesus Cristo seja razão de vossa esperança !

Atenciosamente, APOSTOLADO SPIRITUS PARACLITUS
Mendes Silva

Check Also

Porque quando ouvimos relatos de aparições ou comunicação de santos ou pessoas que foram católicas, e quando acontece a mesma coisa com o espirita por exemplo é o demonio.

Enviado por D. E. B. Religião: catolico Estado: PR – Paraná Corpo da mensagem: Boa …