Home / Veritas / Ciência e Fé / A fé de grandes nomes da ciência em Deus

A fé de grandes nomes da ciência em Deus

ciencia-religiaoUm tema muito debatido e mal compreendido por muitas pessoas atualmente é a questão sobre a colaboração entre Fé e Ciência. Neste campo se instala um corrente perigosa chama Cientificismo que tem como regra fundamenta valorizar apenas o conhecimento adquirido através do campo científico menosprezando o saber proveniente da religião.

A ciência não pode caminhar sem fé. A fé pode contribuir de uma forma profunda conferindo critérios éticos e morais para que melhor seja aplicado o conhecimento científico na vida humana.

Porém hoje em dia muitas pessoas provenientes do movimento ateísta buscam confundir a mente de vários dizendo ser a ciência contrária a fé pelo simples fato de elevar o homem a Deus. Para sustentar que tal argumentação é invalida, descrevo a baixo uma série de frases de cientistas renomados que tinha convicção da existência de Deus nos indicando que o conhecimento científico não menospreza Deus.

WERNHER VON BRAUN(1912-1977), pioneiro da exploração espacial

“Minhas experiências com ciência conduziram-me a Deus. Desafiam a ciência a provar a existência de Deus. Mas precisamos realmente acender uma vela para ver o sol?”

CHARLES TOWNES(1915-), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1964

“Você pode perguntar: onde exatamente Deus entra em tudo isto? Talvez minha narrativa possa lhe dar algumas respostas, mas para mim a pergunta quase não faz sentido. Se você crê em Deus, não existe um ‘onde’ em particular. Ele sempre está presente… Para mim Deus é pessoal e também onipresente. Uma grande fonte de força, Ele fez uma enorme diferença para mim.”

ARNO ALLAN PENZIAS(1933-), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1978

“Eu olho para Deus através das obras de suas mãos e estas obras implicam intenções. Destas intenções recebo uma impressão do Todo-Poderoso.”

WILLIAM DANIEL PHILLIPS(1948- ), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1997

“Muitos cientistas são também pessoas com uma fé religiosa bastante convencional. Eu, um físico, sou um exemplo. Creio em Deus como Criador e como Amigo. Isto é, creio que Deus é pessoal e interage conosco.”

RUY BARBOSA DE OLIVEIRA(1849-1923), filólogo e cientista político

“Nunca senti pelas vilanias humanas mais enjôos e pela sorte de nossa terra mais desânimo. Felizmente a fé em Deus se me vai acendendo, à medida que se me apaga a confiança nos homens. No meio de tantos desconfortos e iniqüidade tenho-me entregado estes dias exclusivamente à leitura do Evangelho, a eterna consolação dos malferidos nos grandes naufrágios.”

“Nem o ateísmo reflexivo dos filósofos, nem o inconsciente ateísmo dos indiferentes são compatíveis com as qualidades de ação, resistência e disciplina essenciais aos povos livres. Os descrentes, em geral, são fracos e pessimistas, resignados ou rebeldes, agitados ou agitadores. Mas ainda não basta crer: é preciso crer definida e ativamente em Deus, isto é, confessá-lo com firmeza, e praticá-lo com perseverança.”

JAMES CLERK MAXWELL(1831-1879), físico e matemático

“Juntamente com a Assembléia de Westminster e todos que a precederam eu creio que ‘o fim principal do homem é glorificar a Deus e apreciá-lo para sempre.'”

LOUIS PASTEUR(1822-1895), microbiólogo e químico

“Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias…”

“Proclamo Jesus como filho de Deus em nome da ciência. Meu espírito científico, que dá grande valor à relação entre causa e efeito, compromete-me a reconhecer que, se ele não o fosse, eu não mais saberia quem ele é. Mas ele é o filho de Deus. Suas palavras são divinas, sua vida é divina, e foi dito com razão que existem equações morais assim como existem equações matemáticas.”

JUSTUS VON LIEBIG(1803 – 1873), químico, patrono da Universidade de Giessen, Alemanha

“O conhecimento da natureza é o caminho para a admiração do Criador.”

KARL FRIEDRICH GAUSS(1777-1855), matemático e físico

“Existem questões a cuja resposta eu daria um valor infinitamente maior do que às matemáticas, por exemplo questões sobre ética, sobre nosso relacionamento com Deus, sobre nosso destino e nosso futuro. Para a alma existe uma satisfação de espécie superior, para a qual dispenso o que é material”

ISAAC NEWTON(1643-1727), matemático e físico

“Devemos crer em um Deus e não ter outros deuses além dele. Ele é eterno, onipresente, onisciente, onipotente, criador de todas as coisas, sábio, justo, bom e santo. Devemos amá-lo, temê-lo, honrá-lo e confiar nele, orar a ele, dar-lhe graças, louvá-lo e santificar seu nome, cumprir seus mandamentos e dispor de tempo para honrá-lo em culto.”

FRED HOYLE, astrônomo britânico, outrora ateu

“A existência de Deus pode ser provada com probabilidade matemática de 1040000

B. VOLLMERT, biólogo alemão, afirmou

“Atribuir o encadeamento das unidades da molécula de DNA ao acaso é uma hipótese absolutamente improvável(1/101000). Este número ultrapassa em muito o imaginável. A ciência  fala de uma quase impossibilidade quando se refere a 1/1050

THOMAS ALVA EDISON(1847-1931), inventor no campo da física, com mais de 2.000 patentes

“Tenho(…) enorme respeito e a mais elevada admiração por todos os engenheiros, especialmente pelo maior deles: Deus”

ROBERT JOHN RUSSEL fundou em 1981 o Centro de Teologia e Ciência Naturais no Graduate Theological Union em Berkeley, EUA

“Em vez de solapar a fé e os valores espirituais, as descobertas científicas oferecem-lhes suporte. “

J.V LIEBIB(1803-1837), químico alemão fundador da química agrícola

“A grandeza e a sabedoria infinita de Criador só são acessíveis àquele que se esforça para ler os seus pensamentos nas entrelinhas do grande livro que chamamos Natureza.”

ALBERT EINSTEIN (1879-1955), físico judeu alemão, criador da teoria da relatividade, Prêmio Nobel 1921

“Todo profundo pesquisador da natureza deve conceber uma espécie de sentimento religioso, pois ele não pode admitir que ele seja o primeiro a perceber os extraordinariamente belos conjuntos de seres que ele contempla. No universo, incompreensível como é, manifesta-se uma inteligência superior e limitada. A opinião corrente de que eu sou ateu, baseia-se sobre grande equívoco . Quem a quisesse depreender de minhas teorias científicas, não teria compreendido meu pensamento.”

LOUIS PASTEUR, Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.

“A pouca ciência afasta o homem de Deus,mas a muita ciência aproxima de Deus.”

Concluo com o grande pensamento proferido pelo saudoso Papa João Paulo II : “A fé e a razão são duas asas com as quais o espírito humano alça vôo para contemplar a verdade.”

Check Also

Mas por que ainda há alguma coisa e não o nada?

O que é claro não viu nenhum homem e nunca haverá um que o saiba …