Home / Blog & Notícias / Mostra de Arquivo Secreto Vaticano começa amanhã em Roma

Mostra de Arquivo Secreto Vaticano começa amanhã em Roma

docsecretoRoma (Terça-feira, 28-02-2012, Gaudium Press) Ao todo 100 documentos originais, que ilustram 12 séculos de história e que foram conservados por 400 anos no Arquivo Secreto Vaticano, serão expostos ao público fora dos muros da Cidade do Vaticano, pela primeira vez na história. A exibição “Lux in arcana: O Arquivo Secreto Vaticano” será inaugurada amanhã, 29, e seguirá até 09 setembro nos Museus Capitolinos de Roma.

Os documentos, que dão conta de importantes acontecimentos históricos, despertaram uma notável curiosidade no público e incluem manuscritos, códigos, cartas e pergaminhos antigos.

Entre as peças mais comentadas estão os registros de processos célebres com o de Galileu Galilei ou da condenação de Giordano Bruno; a carta que solicitava a anulação do matrimônio de Enrique VIII e os relacionados à deportação de Pio VII por parte de Napoleão Bonaparte. Também serão expostas a Bula de excomunhão contra Martinho Lutero; o processo contra a Ordem dos Templário na França e a carta de Santa Bernardete Soubirous ao Papa Pio IX.

A exposição tem como objetivo dar a conhecer o labor real do Arquivo Secreto e sua forma de trabalho, frequentemente interpretada de forma errônea ou julgada de acordo com a imaginação de autores de ficção. A instituição, que cumpre 400 anos de fundação, resguarda e conserva um inestimável patrimônio cultural da humanidade e desenvolve um notável trabalho de conservação. (AA)

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …