Home / Blog & Notícias / Vaticano: Santa Sé publica normas relacionadas com aparições ou revelações privadas

Vaticano: Santa Sé publica normas relacionadas com aparições ou revelações privadas

vt001Cidade do Vaticano, 29 mai 2012 (Ecclesia) – A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) publicou hoje um conjunto de normas que orientam a ação da Igreja Católica no discernimento dos casos relacionados com aparições ou revelações privadas.

Segundo um comunicado avançado pela sala de imprensa da Santa Sé, as regras determinam que o processo de investigação obedeça a uma avaliação das “qualidades pessoais, psicológicas e morais” dos possíveis videntes, bem como a análise da sua relação com a Igreja e a fé.

Todas as conclusões que apontem para a existência de uma nova aparição ou revelação deverão resultar de uma “verdade teológica conforme à doutrina espiritual e imune ao engano”, tendente a gerar “uma devoção saudável e frutuosa”, acrescenta a mesma nota.

As normas já haviam sido reunidas em 1978, durante o pontificado de Paulo VI, mas nunca tinham sido dadas a conhecer oficialmente ao público.

A sistematização destas orientações, feita a partir do latim, foi obra de uma comissão de trabalho criada há três anos pela CDF, no âmbito da investigação de uma série de supostas aparições de Nossa Senhora, na localidade de Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina.

JCP

Check Also

Autoridade vaticana: A teologia da libertação não faz falta para cuidar dos pobres

ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- O secretário da Pontifícia Comissão para …