Home / Cartas do Leitor / Gostaria de saber o seguinte: o homem foi criado mortal por Deus?

Gostaria de saber o seguinte: o homem foi criado mortal por Deus?

Nome: L. H
Religião: Católico
Estado: SP – São Paulo

Corpo da mensagem:

Salve Maria!

Olá, gostaria de saber o seguinte: o homem foi criado mortal por Deus? Pois, se os animais são mortais e não pecaram, então seria ’lógico’ pensar que o homem também o foi, pois o homem em sua natureza é criatura, e só se torna filho de Deus pelo batismo, pela fé em Cristo Jesus. O ’ferimento de morte’ que o homem sofreu seria somente em sua alma? Pois, segundo G.K. Chesterton, as criação em sua parte material estaria do mesmo jeito que no primeiro dia da criação (http://sumateologica.wordpress.com/2011/03/28/chestertoninas-3/), e segundo Santo Agostinho, a maldade atua na alma, no espírito, não na matéria, no físico (que por sua vez acaba por refletir no físico pois corpo e alma formam uma só pessoa). Estive pensando nisso, e surgiu esta dúvida – de que o homem pode ter sido criado mortal – até mesmo por considerar a possibilidade da evolução ter ocorrido, me faz pensar que seria ’necessário’ que o homem tivesse sido criado mortal.

_ _ _ _ _ _ _ _

RESPOSTA

Boa Tarde L. H , salve Maria !

Primeiramente gostaría de lhe agradecer pela confiança depositada em nosso Apostolado para a elucidação deste seu questionamento, e também pedir perdão pela demora em responder, pedimos vossa compreensão feito que recebemos várias perguntas através de nosso serviço de contatos.

Quem lê atentamente o texto bíblico, verifica que os primeiros homens gozavam de dons especiais constitutivos da justiça original. Esta compreendia três espécies de dons: os naturais, os preternaturais e os sobrenaturais.

a) Naturais são os devidos à natureza humana.

Em sentido absoluto, nenhum dom é devido ao homem, visto que lhe não é devida a existência. Mas, uma vez que Deus lhe confere a existência, lhe confere os dons que a natureza humana exige. Neste sentido, dizem-se dons naturais, por exemplo, a inteligência , a vontade, os dons ou qualidades corpóreas, a liberdade, etc.

b) Preternaturais são os que estão acima da natureza humana, mas não acima de outras criaturas criadas.

Um exemplo nos explicará isto. O dom da imortalidade esta acima da natureza humana, pois todo o ser material deve, naturalmente, morrer, visto que a matéria é de si mesma corrompível. Mas não esta acima da natureza angélica, porque os espíritos não tem nenhuma espécie de corrupção ou morte. Portanto a imortalidade, que é um dom natural para o Anjo, é dom preternatural para o homem.

c) Sobrenaturais são aqueles que estão acima de toda a natureza criada ou criável. São, principalmente, a graça e a glória.

Conseqüentemente, estão não só acima da natureza criada, mas também da natureza angélica. São dons plenamente divinos, participação gratuita do que é próprio da Natureza de Deus.

Como visto acima Deus adornou os nossos primeiros pais com os dons preternaturais. Estes dons são de grande excelência, dois deles referem-se à alma: ciência e a integridade; e outros dois ao corpo: a imunidade e imortalidade.

a) A ciência consiste em que, sem estudo, possuíam grande número de elevados conhecimentos.

b) A integridade, na ordem perfeita de toda a sua natureza. As paixões, estavam perfeitamente submetidas à razão, e esta por inteiro submetida a Deus. Por isso não se dava um pecado passional, pois para tanto teria de se dar, antes, a ruptura da razão com Deus. Assim, os nossos primeiros pais, em estado de inocência, não pecavam sequer venialmente.

c) A imunidade, que consiste em não estarem submetidos à dor.

d) A imortalidade, pela qual não morreríamos: em Gn 2,7; 3,3s. 19 a morte é apresentada como conseqüência do pecado, isto significa que, antes do pecado, o homem não morreria dolorosa e tragicamente como morre hoje. Depois de algum tempo, seriam levados para o Céu sem passar pela morte.

Quer os dons sobrenaturais, quer os preternaturais, tinham duas propriedades: eram permanentes e transmissíveis. Permanentes, pois Deus concedeu-os aos primeiros pais, não por algum tempo, mas de modo permanente, enquanto não se tornassem indignos dele pelo pecado. Transmissíveis, já que eram transmitidos por natureza a todos os descendentes, ou seja, se Adão não tivesse pecado, todos os homens nasceriam em estado de graça, com direito ato céu, e adornados dos dons preternaturais.

Em Gn 3,1; entra em cena a serpente como “o mais astuto de todos os animais do campo”. Tal serpente é imagem do demônio tentador. O livro de Sabedoria(2,23) diz que “Deus não fez a morte, mas esta entrou no mundo por inveja do demônio.”; Estabelecido por Deus a justiça, o homem, seduzido pelo Maligno, logo no começo da História abusou de sua liberdade, enguendo-se contra Deus e desejando alcançar o seu fim à margem de Deus.

Uma vez nossos primeiros pais tendo desobedecido a Deus, pecaram gravemente e foram expulsos do paraíso, como ainda:

  1. Privados dos dons sobrenaturais – da graça e do direito à glória celeste -, e ficaram escravos do Demônio e condenados à perdição eterna se Deus não lhes perdoasse.
  2. Privados dos dons preternaturais, assim: a) Em vez da ciência, ficaram submetidos à ignorância; b) Em vez da Integridade, sentiram a desordem na sua natureza – a saber, a concupiscência ou rebelião da carne contra o espírito, e inclinação ao mal por parte da vontade; c) Em vez da imunidade, viram-se submetidos a toda espécie de privações e sofrimentos; d) Em vez da imortalidade, foram castigados com a morte.

Como visto, a morte não é culpa de Deus, a mesma adentrou ao mundo como conseqüência do pecado.

Mediante ao que foi exposto, espero ter elucidado sua dúvida, fraterno amigo L.H. . Ficamos a disposição para qualquer outra informação que possa ter ficado ainda obscura. Reze para que continuemos com este trabalho apologético, pois não é fácil.

In corde Iesu et Mariae,
Mendes Silva .
Apostolado Spiritus Paraclitus

Check Also

Porque quando ouvimos relatos de aparições ou comunicação de santos ou pessoas que foram católicas, e quando acontece a mesma coisa com o espirita por exemplo é o demonio.

Enviado por D. E. B. Religião: catolico Estado: PR – Paraná Corpo da mensagem: Boa …