Home / Cartas do Leitor / Leitora pergunta sobre locais onde ocorrem possíveis revelações privadas.

Leitora pergunta sobre locais onde ocorrem possíveis revelações privadas.

Nome : Priscila Marques
Religião : Católico
Local : Rolândia

Corpo da mensagem:

Bom dia….sou católica amo minha religião e admiro muito essa pagina…porém tenho uma dúvida e gostaria que vocês me esclarecessem…ouço muitas pessoas falarem de dois lugares que aparentemente são católicos, por isso gostaria de saber se vocês conhecem e o que pensam a respeito, pois confesso se não sei se acredito ou não…se puderem me ajudar nesse esclarecimento ficaria muito grata…o primeiro lugar é em Santa Catarina do Sr Bento da Conceição o site para que possam avaliar é http://www.palavravivadedeus.com.br/ e http://amorverdadeirodedeus.blogspot.com.br/p/pedro-ii-bento-da-conceicao.html o outro se Trata de um Jovem Chamado Marcos que diz ver e receber mensagens de Nossa Senhora em Jacaréi, eis o Site http://www.avisosdoceu.com.br/ por Favor Gostaria de uma opinião de quem tem o verdadeiro conhecimento…pois vejo muitas pessoas católicas indo a esses lugares, só que meus pais não acreditam em videntes e eis a questão esses lugares são realmente católicos ou se dizem católicos? Aguardo ansiosamente uma resposta, obrigada pela atenção!!!

_ _ _ _ _ _ _ _

RESPOSTA

Primeiramente gostaría de lhe agradecer pela confiança depositada em nosso Apostolado para a elucidação deste seu questionamento, e também pedir perdão pela demora em responder, pedimos vossa compreensão feito que recebemos várias perguntas através de nosso serviço de contatos.

Pelo que percebi, sua dúvida é referente a revelações privadas. Buscarei, antes de tudo, esclarecer alguns conceitos ligados a revelação sobrenatural. Para isso, tomarei como base o ensino da Santa Igreja Católica.

a) Noção

A revelação é a manifestação que Deus faz aos homem, de forma extraordinária, de algumas verdades religiosas, impondo-lhes a obrigação de nelas acreditar. Diz-se de forma extraordinária, para distinguir do conhecimento natural e ordinário que alcançamos por meio da razão.

Geralmente, Deus revela assim: manifesta as verdades que deseja se conheçam a algum homem por Ele escolhido, manda-lhe ensiná-las aos outros e prova operando sinais – milagres, para que ateste que foi Ele mesmo quem as revelou.

Só Deus pode conceder um conhecimento reto e pleno de Si mesmo, revelando-se com Pai, filho e Espírito Santo, de cuja vida eterna somos chamados, pela graça a participar aqui, na Terra, na sabedoria da fé, e depois da morte, na luz sempiterna.(Paulo VI, O credo do Povo de Deus, n.9)

b) Revelações públicas e privadas

Em termos gerais, podemos distinguir duas espécies de revelações: A revelação pública e as revelações privadas.

  • Revelação pública: é a que Deus fez diretamente para a utilidade de todo gênero humano. Por exemplo, a revelação feita a Moises no Sinai e a revelação plenamente realizada na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Revelações privadas : são as que deus tem feito a algumas pessoas para sua utilidade particular. Exemplo: as feitas a Santa Gertrudes, a Santa Teresa de Jesus, a Santa Margarida Maria(quando nosso Senhor lhe pediu o estabelecimento da festa do Sagrado Coração e da devoção das primeiras sextas-feiras)

A Revelação pública foi feita por Deus diretamente, para utilidade de todo gênero humano, e impõe a todos os homens a obrigação de aceitar.

As revelações privadas, são feitas para utilidade particular, e não impõem a obrigação de as aceitar, senão às pessoas a quem foram feitas ou àquelas que têm plena certeza delas, o que raras vezes acontece.

Acerca das revelações privadas, convém observar alguns aspectos:

  • As revelações privadas não fazem parte da fé, nem ensinam verdades novas. Foram feitas apenas para esclarecer as verdades já reveladas e para nos levar a avançar na perfeição cristã.
  • A Igreja não as aprova senão depois de maduro exame,e, ao aprová-las, não pretende ensinar que seja verdadeira tudo o que delas se diga,nem, muito menos, torná-las obrigatórias. Somente garante que nelas nada se diz contrário a fé e aos bons costumes.
  • Não podemos desprezar as revelações privadas, pois, em geral, contêm ensinamentos de grandes utilidades para a vida cristã.
  • Algumas vezes, a aprovação da Igreja não é simples certificação de que nada há nelas contra a fé e a moral, mas sim uma afirmação de sua origem divina. É o que se dá, por exemplo, com as revelações do escapulário do Carmo a S. Simão Stok, da revelação do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria. As outras revelações apenas merecem fé humana, de acordo com as condições intelectuais e morais de quem as recebeu.

É bom lembrar ainda que, a revelação pública terminou com os Apóstolos: depois deles, Deus não revelou novas verdades que sejam objeto de fé.

Mediante ao que foi exposto, espero ter elucidado sua dúvida. Ficamos a disposição para qualquer outra informação que possa ter ficado ainda obscura. Reze para que continuemos com este trabalho apologético, pois não é fácil.

In corde Iesu et Mariae,
Mendes Silva .
Apostolado Spiritus Paraclitus

Check Also

Porque quando ouvimos relatos de aparições ou comunicação de santos ou pessoas que foram católicas, e quando acontece a mesma coisa com o espirita por exemplo é o demonio.

Enviado por D. E. B. Religião: catolico Estado: PR – Paraná Corpo da mensagem: Boa …