O outono da idade média

id001Antes de sair para meu “retiro espiritual” (o interior do RJ, “entre galos, noites e quintais”) e começar minha tradução da obra “Les migdiades del Mes de Maig. Lectures profitoses als menestrals”, de Francesc Xavier Butinyà i Hospital (1834-1899) – uma encomenda das Filhas de São José – gostaria de indicar um livro vez ou outra indicado (embora de modo encabulado) mas pouquíssimo lido: “O Outono da Idade Média”, do notável historiador Johan Huizinga (1872-1945).

Eu havia lido, há anos, essa obra, em uma edição portuguesa. Já havia ficado muito impressionado (embora a tradução tenha sido feita da edição inglesa – e por isso o título equivocado: “O declínio da Idade Média”).

Bem, a edição brasileira é primorosa, traduzida diretamente do holandês (e com muitas imagens diretamente relacionadas ao texto do historiador), em que pese uma entrevista com Jacques Le Goff (no final do livro), na qual podemos perceber uma ponta muito feia de inveja pela longevidade da obra. Há um ano em consegui um excelente desconto junto à editora ao fazer uma “bolada” de 25 livros (alunos que queriam adquiri-lo), comprados à vista. O desconto foi de 45%!

Imperdível.

Prof. Dr. Ricardo da Costa
Site: http://www.ricardocosta.com/

Check Also

A Mentira de Saramago 50 Histórias Bíblicas que refutam o equívoco do Nobel

Resumo Encaradas pela generalidade das pessoas como pura manobra de marketing livreiro, as graves afirmações …