Home / Doutrina / Deus - Uno - Trino / O que dizer para as pessoas que dizem que Deus tanto pode ser “ele” quanto “ela”?

O que dizer para as pessoas que dizem que Deus tanto pode ser “ele” quanto “ela”?

A Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição nunca se referem a Deus na pessoa “ele” ou “ela”. A palavra “ele” é mais usada. Este mesmo uso é invariavelmente seguido pelo Magistério da Igreja, na Liturgia e é estipulado como regra geral na Igreja.

Jesus inicia a oração que Ele nos ensinou com “Pai Nosso”. Um pai é identificado como “ele”. O próprio Jesus é, obviamente, masculino; então seria inapropriado nos dirigirmos a Ele como um ser não masculino. E Jesus faz referencia ao Espírito Santo como “ele”: “Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.” (João 14, 26).

Enquanto a Bíblia às vezes usa o feminino para exemplificar metáforas maternais para Deus, especialmente para a sabedoria divina- na qual em muitas passagens parece ser representada como uma pessoa divina e tem sido às vezes teologicamente identificada com o Filho de Deus- nunca a Escritura e a Sagrada Liturgia concordaram em chamar Deus de “ela”, nem “ele”.

Não existe ao longo da História do cristianismo expressão “inclusiva” para a linguagem referente á Deus.

Quanto ao sacerdócio exclusivamente masculino, o Santo Padre não poderia ter sido mais claro sobre esta questão. Na carta apostólica, Ordinatio Sacerdotalis, ele diz:

“Portanto, a fim de que todas as dúvidas possam ser removidas a respeito de um assunto de grande importância, uma questão que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cf. Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja”.

Fonte: http://www.catholic.com/quickquestions/what-should-i-say-to-a-priest-who-refers-to-god-as-he-or-she
Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva – Apostolado Spiritus Paraclitus

Check Also

O Corpo Glorioso

O Corpo Glorioso de Jesus Cristo Ressuscitado revela ao homem a verdadeira dignidade do seu …