Home / Apologética / Protestantismo / Os católicos podem participar de grupos de estudos bíblicos não denominados?

Os católicos podem participar de grupos de estudos bíblicos não denominados?

b001Todos os dias, os católicos são convidados por companheiros de trabalho, vizinhos e até mesmo por parentes para participar de um “ecumênico” grupo de estudo bíblico. Eles deveriam ir? Certamente que todos seriam beneficiados ao estudar as Sagradas Escrituras, mas, como alguém que já participou de estudos bíblicos protestantes- e eu mesmo os doutrinava- eu não recomendo que os católicos participem desses grupos porque premissas e princípios fundamentais são o que funcionam nesses estudos.

Os protestantes ficam encantados em terem católicos participando de seus grupos de estudo bíblicos, mas não porque eles querem ouvir ou discutir com os católicos a perspectiva católica sobre as Sagradas Escrituras. Ao contrario, eles veem aí uma oportunidade de trazer esses católicos para a “verdadeira igreja”- e com isso, angariar mais adeptos. Em muitos casos, embora não em todos, esses estudos bíblicos não denominados é um verdadeiro “cavalo de Tróia” que se infiltra na mentalidade católica e vai manipulado o católico até que esse se afaste da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica- para se juntar ao número dos protestantes. Muitos de nós conhecemos um parente ou um amigo que foi infectado dessa forma.

Um católico descuidado que inicia os estudos bíblicos protestantes, geralmente assim o faz sem ter a intenção de sair da Igreja Católica. Eles apenas querem estudar a Bíblia. O católico tem dificuldades para encontrar bons grupos de estudo bíblicos católicos- mas isso está mudando.

Primeiro, enquanto o grupo de estudo se denomina “não- denominacional”, católicos e ortodoxos nem sempre são postos de baixo do seu “guarda chuva”. Enquanto eles são convidados, você raramente vai notar a liderança neles. Os protestantes se denominam como as pessoas do “Livro”, as que não foram prejudicadas pelas “tradições humanas”. Eles se acham melhores que os católicos, porque seguimos a Tradição e eles pensam que com isso, colocamos a Bíblia em segundo plano.

Isso é um enorme erro: os protestantes também são as pessoas da “Tradição”. Ninguém lê a Bíblia de forma objetiva. Pessoas que dizem “apenas leia a Bíblia”, na verdade fazem uma leitura baseada na “tradição” que receberam, independente se são Fundamentalistas, Calvinistas, Pentecostais, Batistas, etc. Todos dependem da Tradição, mas nem todos a reconhecem.

Os “cristãos da Bíblia”, baseados em suas próprias tradições, estudam a Bíblia com as seguintes premissas:

-não existe nenhuma autoridade a não ser a Bíblia.
-não existe interpretação ou interprete oficial para a Escritura.
-a Bíblia é de fácil entendimento e pode ser interpretada e entendida por quem assim quiser.
-o individuo pode e deve ler a Bíblia e interpreta- la do seu jeito.

Os católicos, baseados na Tradição, estudam a Bíblia com premissas diferentes:

-a autoridade dos Apóstolos e da Igreja precede da Bíblia, e a Tradição da Igreja tem o mesmo valor como autoridade infalível. A Bíblia faz parte da Tradição Apostólica.
-a interpretação oficial da Bíblia cabe a Igreja Católica.
-a Bíblia nem sempre é fácil de entender e precisa ser entendida num contexto histórico e no quadro pelo qual viviam seus personagens.
-qualquer individuo pode e deve ler a Bíblia- mas de acordo com a Interpretação do Magistério da Igreja.

Estas diferenças básicas colocam Católicos e Protestantes além de simplesmente abrirem as paginas de um mesmo livro e aceitarem as revelações de Deus.  A posição bíblica católica foi posta no principio da Igreja. A posição Protestante não é bíblica e sua origem é recente. Os católicos estão na continuidade da História do Cristianismo, já os Protestantes, não.

Os Católicos que frequentam esses estudos bíblicos não denominados precisam estar cientes dessas diferenças e estarem prontos não só para não tirarem falsas conclusões, mas também para resguarda- los contra suposições subjacentes (exe.: tudo tem que estar na Bíblia de forma explicita).

Os Católicos despreparados geralmente adotam a mentalidade Protestante sem perceberem o que estão fazendo, assim como vão duvidando da Igreja Católica e tentando provar tudo a partir da Bíblia.

Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva – Apostolado Spiritus Paraclitus
Fonte:Catholic Answers Magazine

Check Also

A confissão dos pecados

“Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança, nenhuma perspectiva …