Para que serve o Natal?

183
icone natividade
Nascimento de Jesus. Natal.

Para que serve, afinal, que solenemente celebremos, a cada ano, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo? Aqueles de nós que chegarão um dia ao Céu não encontrarão lá um Menino Deus. O Natal de Jesus Cristo foi um acontecimento passado – o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Mas isso ocorreu uma vez, há pouco mais de dois mil anos, e o Menino que nasceu em Belém também cresceu, tornou-se adulto e, consciente de Sua Missão – resgatar-nos para Deus, o Pai – deixou-Se pregar numa cruz, morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.

Então, por que é tão importante celebrar o Natal de Jesus Cristo?

É que, celebrando o Natal, recordamos com imensa alegria que Ele assumiu a condição de servo para exaltar e elevar essa nossa condição, fazendo-nos filhos de Deus e participantes da natureza divina. Celebrando o Natal podemos lembrar, com jubilosa gratidão e louvando a Deus por Sua infinita misericórdia, que a LUZ do Sol que nasce do alto começou a brilhar para nós.

Celebramos o Natal para que, pela recordação de tudo quanto Deus fez por nós, aumente a nossa ação de graças e se faça mais forte a nossa esperança no Senhor que veio e que um dia novamente virá.

Enfim, para isto serve o Natal: para que a ação de graças e o louvor que brota de nossos lábios faça crescer em nós o desejo de contemplá-lo com os nossos olhos, a Ele, Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, nascido da Virgem Maria.